banner

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

:::...Ações 2015 - Conselho Escolar - SEDUCE


Amigos,

Prof. Patrícia F. Prudente
Coordenação Estadual do Grupo Articulador de Aperfeiçoamento dos Conselhos Escolares de Goiás
18 de dezembro de 2015

:::...Curso de formação em conselhos escolares tem inscrições abertas


Estão abertas as inscrições para o curso de extensão a distância Formação Continuada em Conselhos Escolares. O curso integra o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares para capacitação de profissionais das secretarias municipais de educação e nas secretarias estaduais de educação e suas regionais, especialmente os que trabalham com ações de implantação e fortalecimento dos conselhos escolares.

O curso, na modalidade a distância, é dividido em duas fases de 100 horas-aula cada e é oferecido em parceria com 14 universidades federais. Para entrar no curso, o técnico deve ser indicado pela secretaria onde trabalha e inscrito na formação oferecida pela universidade parceira do programa no estado. Os prazos para inscrição variam de acordo com a instituição que oferecerá o curso.

A extensão a distância Formação Continuada em Conselhos Escolares tem como objetivo apoiar os profissionais que atuam nas secretarias de educação de forma que compreendam os princípios legais da gestão democrática, como a participação da comunidade nos conselhos escolares, estimulando o desenvolvimento dessas ações nos seus respectivos sistemas de ensino.

Conselheiros - O Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares também oferece o curso de Formação para Conselheiros Escolares. Em 2015 serão formados 40 mil conselheiros. O curso é desenvolvido em um sistema de parceria da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC com universidades federais e 22 coordenações constituídas por secretarias estaduais de educação.

A formação de conselheiros das escolas tem duração de 40 horas, sendo 28 horas em ambiente virtual, com auxílio de um tutor, que é um técnico da secretaria de educação, e 12 horas distribuídas em três encontros presenciais. A duração dos cursos é de dois meses e os temas abordados são a criação do conselho, gestão democrática da escola, funções e responsabilidades dos conselheiros.

Assessoria de Comunicação Social/ Educação Básica
Matéria publicada no site do Ministério da Educação.
30 de junho de 2015

:::...Viver em Sociedade


Amigos, fico feliz por saber da implicação de vocês no processo de formação dos conselheiros escolares, pois os conselhos estão assumindo pouco a pouco um lugar que exige conhecimento para se posicionar, vejam o que esta acontecendo em Goias: "O Governo do Estado de Goias torna público aos interessados que os Conselhos Escolares de todo o Estado de Goiás realizarão, em sessões públicas presencias, o procedimento licitatório na modalidade Tomada de Preços, do tipo menor preço por lote, cujo objeto será Contratação de Empresa para Fornecer Gêneros Alimentícios para a MERENDA ESCOLAR, conforme Editais, Termos de Referência e anexos. Tais Licitações serão realizadas a partir do dia 15 de junho de 2015.

Outro movimento maravilhoso acontece em São João do Meriti, onde o Prefeito realiza sessão público com os conselheiros escolares para ouvir sobre o processo de educação na cidade. É muito bom saber que Rondônia vem construindo sua cultura de participação democrática com a formação dos conselheiros escolares, contem com todos nós que fazemos esse grupo político do PNFCE, grande abraço, em Ntal estamos trabalhando muito.

Walter Pinheiro Barbosa Junior
PNFCE/MEC
28 de junho de 2015

:::... Curso de Extensão a Distância - Formação Continuada em Conselhos Escolares


Undime Goiás divulga infomrações sobre o Curso de Extensão a Distância - Formação Continuada em Conselhos Escolares, oferecido pela Universidade de Brasília (UnB).

Inscrições: 16/06/2015 a 20/07/2015

Ao todo serão ofertadas 800 vagas para os profissionais que atuam nas Secretarias Estaduais e Municipais de Educação dos estados de Goiás (GO), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS) e também no Distrito Federal (DF). 

Para realizar a inscrição é necessário acessar o seguinte endereço eletrônico: 
http://moodle.cead.unb.br/mec
 e clique na aba INSCRIÇÃO.

Em caso de dúvidas, favor encaminhar mensagem para o seguinte e-mail: 
inscricao.conselhos@cead.unb.br

VAGAS LIMITADAS!

Os cursistas que concluírem as duas fases desse curso poderão se candidatar à função de tutor no Curso de Formação para Conselheiros Escolares.

FOrmação Continuada


UNDIME GOIÁS
16 de junho de 2015

:::... Servidores da rede municipal participam de Posse dos Conselhos Escolares


I EncontroGestores e pais de alunos das Escolas Municipais de Rio Verde - Goiás, e servidores da Secretaria de Educação  compareceram ontem à noite, 20 de maio, no auditório do clube D. Gercina, no bairro Santo Agostinho, para a cerimônia de Posse dos Conselhos Escolares, e puderam prestigiar a Orquestra dos Sanfoneiros e Violeiros de Rio Verde, convidada a se apresentar na cerimônia.

A Secretária de Educação, Diones Rosária Pereira Lopes, que foi convidada a compor a mesa, juntamente com a equipe da Educação, responsável pelo Conselho Escolar, ao falar a todos os presentes, agradeceram o compromisso e o empenho de todos na eleição do Conselho.

Sandra Inês, coordenadora dos Conselhos Escolares na Secretaria Municipal de Educação, ao se pronunciar, ressaltou a importância do Conselho. Segundo ela, o Conselho Escolar está firmando e assegurando uma Gestão Democrática.


Coordenação Estadual do Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Goiás
Ascom/SME
Texto e fotos: Danielle Meireles

21 de maio de 2015

:::... Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares


Acontecerá em Brasília-DF

Reunião Técnica com as Coordenações Estaduais do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares para avaliação das ações realizadas em 2014, bem como, planejamento das ações para o ano de 2015.

Este grande encontro acontecerá no período de 10 a 12 de junho de 2015 e a representação Goiana ficará por conta do Coordenador Estadual Odair Borges de Almeida e da Coordenadora Municipal Cecília Honória

GAFCE Goiás/ MEC
05 de maio de 2015

:::... SEDUCE promove reunião entre coordenadores Técnicos Escolares


A Superintendência de Acompanhamento de Programas Institucionais da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) promoveu nesta segunda-feira, 4/5, uma reunião entre os coordenadores técnicos escolares. Ao longo de todo o dia, os profissionais puderam se atualizar sobre o Sistema de Gestão Escolar (Sige), ferramenta utilizada para coleta de dados das unidades escolares.

De acordo com o superintendente Ralph Rangel, "o objetivo do evento é o tratamento e a qualidade dos dados, buscando a excelência dos serviços oferecidos e a equidade na educação, duas das diretrizes propostas pela professora Raquel Teixeira".

O encontro, também conhecido como reunião força-tarefa, contou ainda com a apresentação de programas, projetos e atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Organização e Atendimento Educacional. O fruto da capacitação consiste em verificar se os relatórios emitidos pelo sistema estão de acordo com a realidade em sala de aula, bem como aprimorar o trabalho realizado.

O Momento COnselho Escolar ficou por conta do Professor Odair Borges de Almeida - Presidente do GAFCE Goiás e Coordenador dos Conselhos Escolares - SEDUCE.

 

Site SEDUCE - link: http://portal.seduc.go.gov.br/SitePages/Noticia.aspx?idNoticia=1439
GAFCE Goiás
05 de maio de 2015

:::... GAFCE de Aparecida de Goiânia - GO


Conheça o Blog do GAFCE de Aparecida de Goiânia!

Queremos que o Blog do GAFCE de Aparecida de Goiânia Seja um Espaço de Interação Entre Os Conselheiros Escolares, bem como de todos Que se interessam Pela DISCUSSÃO Sobre Conselhos Escolares. Participe!

Acesse, clique na logo abaixo

Telefone: (62) 3545 5949 - ramal 230

Aline Caixeta
GAFCE de Aparecida de Goiânia
02 de maio de 2015

:::... Aconteceu: 1º Encontro de Articulação dos Conselhos Escolares de GOIÁS


I EncontroGoiânia sediou no dia 5 de março de 2015 o 1º Encontro de Articulação dos Conselhos Escolares de Goiás. A meta inicial era alcançar os 64 municípios convidados do estado de Goiás. O encontro foi realizado no auditório do Ensino Fundamental na Vila Nova - Goiânia - GO.

O credenciamento foi realizado a partir de 08:30, na entrada do auditório e a abertura ficou a cargo da apresentação cultural - E. T. I Professora Vinovita da Silva de Aparecida de Goiânia. Entre os convidados especiais; Professora Raquel Figueiredo Teixeira (secretária de Estado), representada pelo Professor Marcos das Neves, Superintende Executivo da Secretária de Estado da Educação Cultura e Esporte e Domingos Pereira da Silva, Secretário Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia. O evento contou ainda com a presença de figuras ilustres e importantes na área da educação, tais como: Professora Denise Alves Araújo, representante da Universidade Federal de Goiás na Coordenação do GAFCE-GO e o Professor Geraldo Profírio, Assessor Técnico do Conselho Municipal de Educação de Goiânia.

O 1º momento do evento foi encerrado as 12:00h e o grupo se dirigiu para o almoço no Restaurante Batatinha, um dos mais populares da região e localizado na 9ª Avenida. O 2º momento foi realizado a partir das 13:00 com a mesa redonda formada por componentes do GAFCE, com momentos direcionados ao GAFCE Nacional e de Goiás, com explorações realizadas pelas Professoras Cecília e Aline, de Aparecida de Goiânia, Professor Odair de Goiânia, Professores Júlio e Andrea, de Luziânia. O Cerimonial ficou por conta da Professora, membro do GAFCE e Mestre de Cerimônia, Abigail Linhares.

Coordenação Estadual do Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Goiás
06 de março de 2015

:::...1º Encontro de Articulação dos Conselhos Escolares de GOIÁS

O encontro acontecerá no dia 05 de março de 2015, a partir das 8:30, no Auditório do Ensino Fundamental, na Vila Nova - Goiânia - GO e também no período da tarde a partir das 13:30.

O objetivo principal do encontro é conscientizar os Secretários de Educação e Técnicos em Conselho Escolar, sobre o Fortalecimento do Conselho Escolar. Para este primeiro encontro, foram convidados 62 municípios goianos, mas o objetivo é atingir a totalidade, o que corresponde a 246 Municípios.

A solicitação é pra que não haja atraso, já que o credenciamento será iniciado as 8:30.

Entre os convidados estão a Professora Raquel Teixeira e o Professor Roberto Junior.

Folder

Coordenação Estadual do Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Goiás
04 de março de 2015

:::...SEDUC divulga Reunião de Formação do GAFCE Goiás


Grupo de Articulação e Fortalecimento dos Conselhos Escolares realiza encontro no dia 10

FormaçãoObjetivo é definir próximas ações e cronograma de encontro com municípios das 8 mesorregiões

O primeiro Grupo de Articulação e Fortalecimento dos Conselhos Escolares no Estado de Goiás, GAFCE-Goiás, realiza no próximo dia 10 de outubro, na sede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), no Setor Oeste, mais um encontro para definir as ações para uma maior mobilização dos conselhos escolares. 

Formado, desde 2011, pelos municípios de Anápolis, Aparecida de Goiânia, Goiânia, Luziânia, Rio Verde e São Miguel do Araguaia e coordenado por membros da Seduc, da Secretaria Municipal, da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Universidade Federal de Goiás, o GAFCE representa o estado junto ao GAFCE Nacional/MEC.

No seu primeiro encontro, o grupo alcançou 39 dos 246 municípios goianos. Na oportunidade, o grupo decidiu pela formação de oito mesorregiões estaduais para que os encontros com cada uma delas possam tratar de questões mais específicas da região. 

De acordo com os técnicos da Gerência de Atendimento Educacional, da Superintendência de Acompanhamento dos Programas Institucionais da Seduc, que participam da coordenação do GAFCE, é importante a participação da comunidade escolar e também a adesão dos gestores nesses encontros, em que será apresentado o grupo na web e nas redes sociais.

Além do encontro do próximo dia 10 de outubro, o GAFCE Goiás também já definiu a data da reunião com os municípios da 1ª mesorregião estadual, que será no dia 27 de novembro no auditório da Secretaria da Educação, na Vila Nova, em Goiânia.

Nos seus encontros, o GAFCE Goiás tem procurado estabelecer metas e critérios a serem alcançadas e seguidos nos próximos encontros, para que possam auxiliar na melhoria e na democratização dos conselhos escolares nas redes públicas.

10 de outubro de 2014

Acesse: LINK DO ARTIGO NO SITE DA SEDUC

:::...Reunião de Organização e Formação do GAFCE Goiás


Grupo de representantes dos Conselhos Escolares Estaduais e Municipais, reunindo para organização e formação do Grupo Articulador e Fortalecimento dos Conselhos Escolares - GAFCE Goiás.

GAFCE Goiás
24 de setembro de 2014

:::...Formação do GAFCE Goiás

GAFCE Goiás

Goiás segue os bons exemplos do país e forma o seu primeiro Grupo de Articulação e Fortalecimento do Conselho Escolar – GAFCE.

Formado com o intuito de representar o Estado junto ao GAFCE Nacional/MEC, o GAFCE Goiás é representado desde 2011, pelos municípios de Anápolis, Aparecida de Goiânia, Goiânia, Luziânia, Rio Verde e São Miguel do Araguaia, sendo sua coordenação composta por membros da SEDUC, da Secretaria Municipal, da UNDIME e da UFG.

O grupo tem buscado ações inovadoras que viabilizem o processo de mobilização dos Conselhos Escolares dos municípios que compõem o Estado, conseguindo desta forma, em seu primeiro encontro, atingir 39 dos 246 municípios goianos.
Desde sua formação, o GAFCE Goiás tem realizado um encontro mensal, visando estabelecer metas e critérios a serem alcançados e seguidos nos próximos encontros, de forma que os mesmos possam auxiliar na melhoria e na democratização e entendimento do Conselho Escolar.

Como primeira meta, o grupo estabeleceu a formação de oito mesorregiões estaduais para que assim o encontro com cada uma delas possa ser mais direcionado e melhor sucedido, mostrando a importância da participação da comunidade, do alunado e da aceitação dos gestores, sendo também apresentado o grupo na web e nas redes sociais.

O próximo encontro do GAFCE Goiás está agendado para o dia 10 de outubro de 2014, na sede da SEDUC e o encontro com a 1ª Mesorregião será no dia 27 de novembro de 2014, no auditório do Ensino Fundamental, Vila Nova.

GAFCE Goiás
24 de setembro de 2014

:::...Legislações

 

Com a Palavra:

Professor Roberto Júnior

Nobres Educadores,

Em todo o país, ações vêm sendo desenvolvidas em prol da implantação e do fortalecimento dos Conselhos Escolares. Muitos sistemas de ensino já definiram as suas normas de gestão democrática do ensino público de acordo com as suas peculiaridades (conforme orienta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB) e, ainda, como prescreve o Art. 9º do Plano Nacional de Educação.

"Art. 9º Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão aprovar leis específicas para os seus sistemas de ensino, disciplinando a gestão democrática da educação pública nos respectivos âmbitos de atuação, no prazo de 2 (dois) anos contados da publicação desta Lei, adequando, quando for o caso, a legislação local já adotada com essa finalidade."

Sendo assim, informamos que existe um espaço na página dos Conselhos Escolares, no sítio do Ministério da Educação, denominado: “Legislação”; para divulgar tais iniciativas, materializadas em legislações, disponibilizando-as como acervo para consultas diversas.

Neste sentido, vimos por meio deste, solicitar dos sistemas de ensino que não enviaram, ainda, legislações afins aos Conselhos Escolares, que o façam por meio do envio de arquivo digital para o seguinte endereço eletrônico: conselhoescolar@mec.gov.br.

Dessa forma, poderemos disponibilizar essas Legislações afins aos Conselhos Escolares, que servirão de consulta para outros sistemas de ensino.

Aguardando, as Legislações, despedimo-nos.

Roberto Junior
09 de Setembro de 2014

:::...VI Encontro Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar

 

A Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, por meio da Diretoria de Apoio à Gestão Educacional, por sua Coordenação-Geral de Redes Públicas/Programa Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar, realizará o VI Encontro Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar, com o objetivo de dar continuidade à formação dos Técnicos(as) das secretarias estaduais e municipais de educação, que são responsáveis pelas ações de implantação, organização e fortalecimento do Conselho Escolar em seus sistemas de ensino, bem como atender à crescente demanda dos entes federativos por assistência técnica, fomentando a criação e o fortalecimento do Conselho Escolar nas escolas públicas de educação básica.

Brasília, de 28 à 30 de maio de 2014

 

banner